My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Inscrições abertas para o Grupo Psicoeducativo para Cuidadores Familiares | Gabinete Cuidar Melhor Cascais

O Gabinete Cuidar Melhor de Cascais vai realizar o 1º Grupo Psicoeducativo para cuidadores informais de Pessoas com Demência.
 

Estes grupos consistem num espaço privilegiado e regular para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar de uma Pessoa com Demência, funcionando entre pares e com a facilitação de um moderador com formação específica.
 

As inscrições estão abertas até dia 9 de setembro e o grupo iniciará no dia 16 de setembro num formato digital através da plataforma Zoom.

 

 

Informações sobre inscrições e participação:

A participação é feita mediante a inscrição e a realização de entrevista com a moderadora.
A frequência no grupo tem um valor associado que é definido de acordo com os rendimentos de cada participante.

Pode efetuar a sua inscrição através da Linha de Apoio: 210 157 092 ou do e-mail: geral@cuidarmelhor.org . 

 

Testemunhos | 1º Grupo Psicoeducativo

O primeiro Grupo Psicoeducativo para Cuidadores da Alzheimer Portugal teve lugar em Sintra e terminou a semana passada.

 

Estes grupos consistem num espaço privilegiado e regular para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar de uma Pessoa com Demência, funcionando entre pares e com a facilitação de um moderador com formação específica.

O segundo Grupo Psicoeducativo já teve inicio no dia 8 de julho!

Estatuto de Cuidador Informal e os Projetos-Piloto

Na sua missão de apoiar e informar as Pessoas com Demência e os seus cuidadores, a Alzheimer Portugal preparou um documento com a informação mais importante sobre o Estatuto de Cuidador Informal e os Projetos-Piloto que agora aqui disponibiliza. Este documento não dispensa, no entanto, a leitura atenta do Guião Técnico da Segurança Social e da legislação em vigor (cujos links se encontram no documento).

A Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro, regula o Estatuto do Cuidador Informal e prevê o desenvolvimento de projetos-piloto, que apliquem de forma experimental as medidas de apoio ao cuidador informal. 

 

A Portaria nº 64/2020, de 10 de março, vem definir os termos e as condições de implementação das medidas de apoio previstas no artigo 7º do Estatuto do Cuidador Informal com vista a avaliar a adequação e a capacidade de resposta às necessidades reais.

Guia Prático InclusivaMente | Para técnicos

A Fundação Vasco Vieira de Almeida com o objetivo de contribuir para reforçar o conhecimento das instituições que atuam na área da prestação de cuidados a pessoas idosas e/ou com capacidade diminuída, a respeito da garantia efetiva dos Direitos Humanos dos beneficiários daquelas instituições criou o “Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental?”

 

Este projecto consiste num programa de capacitação em matéria de enquadramento jurídico da intervenção das entidades da economia social que atuam na área da prestação de cuidados a idosos, dependentes e/ou com capacidade diminuída, com o objetivo de contribuir para a construção de uma cidadania mais responsável e inclusiva.

 

Deste, resultou o “Guia prático InclusivaMente” desenvolvido pelas formadoras Dra. Paula Guimarães e Dra. Rosário Zincke dos Reis, membro da Direção Nacional da Alzheimer Portugal.

 

O "Guia Prático InclusivaMente" pretende ser um instrumento de apoio aos profissionais do setor social, facilitando a interpretação da lei vigente e  complementando os guiões técnicos e os manuais de processo-chave e de qualidade, que sustentam a atividade das organizações sociais no domínio da promoção dos direitos dos respetivos beneficiários e prestação de cuidados a idosos, dependentes e/ou com capacidade diminuída.

Relatório Alzheimer’s Disease International 2020

A semana passada, foi divulgado o mais recente relatório da Alzheimer's Disease International “From Plan to Impact III”, sobre "manter a demência como prioridade em tempos sem precedentes".

Este relatório fornece uma visão geral das atuais respostas nacionais à demência em todo o mundo, focando-se no Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde que contém 7 linhas de ação:

1. Demência como prioridade de saúde pública

2. Consciencialização sobre demência e “friendliness”

3. Reduzir Risco Demência

4. Diagnóstico, tratamento, cuidados e suporte

5. Suporte para cuidadores

6. Sistema de Informação para Demência

7. Pesquisa e Inovação sobre Demência

 

No âmbito do ponto 2: Consciencialização sobre demência e "friendliness", surge mencionada a Campanha Amigos na Demência, da Alzheimer Portugal, como parte do Movimento Global Dementia Friends.

Neste relatório é referida a importância tanto do movimento global Dementia Friends, no qual Portugal participa com a campanha Amigos na Demência, tão importante para aumentar o seu conhecimento e diminuir o estigma associado às demências, como dos Cafés Memória, que “têm sido um balão de oxigénio durante este período tão difícil.” não só para Pessoas com Demência como para familiares e cuidadores.

 

No capítulo referente à consciencialização sobre demência e “friendliness” é destacado o mote “Amigos na Saúde e na Demência”, que juntou algumas figuras públicas para dar voz a esta causa, relembrando que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos. Em todo o mundo há já quase 19 milhões de Dementia Friends, sendo que, em Portugal, somos quase 3700 Amigos. 

 

Em Portugal, os Cafés Memória presenciais deram lugar ao Café Memória Fica em Casa, com a realização de sessões virtuais semanais em que participam várias pessoas com demência, familiares e cuidadores.

SESSÕES INFORMATIVAS E DE ESCLARECIMENTO EM DIRETO NAS REDES SOCIAIS

A Alzheimer Portugal irá promover diversas sessões em direto nas redes sociais, com vista a informar e esclarecer os seguidores sobre diversos temas relacionados com as demências.

 

Serão realizadas dois tipos de sessões:

 

  • Sessão Informativa: Sessão de 15 minutos em Direto com um Especialista que abordará o tema em questão. 

  • Sessão de Esclarecimento: Um Especialista disponível em Direto para responder a questões sobre o tema em questão.

 

Envie-nos as suas questões sobre os vários temas, para serem respondidas nas respectivas sessões:

- para o email relacoes.publicas@alzheimerportugal.org

-  na nossa página de Facebook (facebook.com/alzheimerportugal.org/

- no Instagram (instagram.com/alzheimer_portugal/

Inscrições abertas para o Grupo Psicoeducativo para Cuidadores Familiares | Gabinete Cuidar Melhor Sintra

O Gabinete Cuidar Melhor de Sintra vai realizar o 2º Grupo Psicoeducativo para cuidadores informais de Pessoas com Demência.

Estes grupos consistem num espaço privilegiado e regular para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar de uma Pessoa com Demência, funcionando entre pares e com a facilitação de um moderador com formação específica.

As inscrições estão abertas até dia 1 de julho e o grupo iniciará no dia 8 de julho num formato digital através da plataforma Zoom.

 

 

Informações sobre inscrições e participação:

A participação é gratuita e feita mediante a inscrição até ao dia 1 de Julho e a realização de entrevista com a moderadora.

As instituições da comunidade podem referenciar os cuidadores informais até ao dia 1 Julho através da Linha de Apoio: 210 157 092 ou do e-mail: geral@cuidarmelhor.org

 

Para mais informações contacte o Gabinete Cuidar Melhor Sintra

Gabinete «Cuidar Melhor» Sintra

Tel: 210 157 092

E-mail: geral@cuidarmelhor.org

A COVID-19 tem provado a importância da ação da UE no âmbito da saúde

A Alzheimer Europe (AE) tem vindo a apoiar campanhas a nível europeu no sentido de que na União Europeia seja dada prioridade à Saúde como uma questão política.

 

Neste contexto, a AE apoiou a campanha EU4Health.EU que resultou da coligação de organizações europeias de saúde e de doentes que se aliaram em grupos de interesse (lobbies), num tempo em que a saúde foi surgindo como não sendo prioritária, tendo vindo a tornar-se cada vez menos importante (tal como o investimento).

 

Com o aparecimento da crise originada pela COVID-19, este grupo juntou-se de novo, na tentativa de capitalizar não só o momento como o novo consenso que reconhece que a saúde tem de ser o foco-chave, a nível europeu, e que políticas de saúde eficazes exigem coordenação e cooperação dos Estados-Membros.

 

O timing em que decorre esta campanha coincide com o debate em curso sobre o futuro orçamento da UE, de que alguns detalhes foram ontem transmitidos nas propostas de Comissão Europeia (que incluem 9.4 biliões de EUR para um Programa de Saúde autónomo, assim como 94.4 biliões EUR para o programa de investigação Horizon Europe).

 

Para tal, a Alzheimer Europe convocou 16 outras Organizações Não-governamentais Europeias para aderirem a uma nova campanha EU4Health.EU, que se foca em três áreas-chave:

-   Aumentar financiamentos e recursos para a saúde na UE

-   Reforçar a acção na saúde ainda durante o mandato actual

                     -   Repensar as competências da UE em matéria de cuidados de saúde e da

                          sua visão para o futuro

 

De cada rubrica constam exigências específicas que se focam na necessidade de mais políticas de saúde coordenadas no seio da União Europeia.

 

O documento que encontra aqui contém estes elementos de forma mais detalhada

Alzheimer Portugal lança Formação Certificada Online

A partir de junho, a Associação Alzheimer Portugal vai realizar formação certificada online na área das Demências, dirigidas ao público em geral.

 

 

As primeiras sessões agendadas serão workshops de 4h, já nos dias 5 e 9 de junho, sobre os temas “Regime do Maior Acompanhado” e “Diretivas Antecipadas de Vontade”.

 

O primeiro workshop no dia 5 de junho, sobre o “Regime do Maior Acompanhado”, tem como objetivo informar as novas abordagens na promoção dos direitos das pessoas com capacidade diminuída. Já o workshop “Diretivas Antecipadas de Vontade”, agendado para dia 9 de junho, pretende que os formandos passem a deter informação que lhes permita decidir de forma livre e esclarecida como proceder à elaboração de um Testamento Vital e/ou de uma Procuração para Cuidados de Saúde, bem como aconselhar ou encaminhar outras pessoas. Ambos serão lecionados entre as 9h e as 13h, pela advogada, Maria do Rosário Zincke dos Reis, membro da Direção Nacional da Associação.

 

Na semana seguinte é a vez dos workshops “Abordagem Centrada na Pessoa com Demência” e “Comunicação e Demência”, onde serão abordadas questões mais específicas relacionadas com Demência. Ambos terão a duração de 3h, entre as 10h e as 13h, e serão lecionados por Ana Margarida Cavaleiro, Psicóloga da Alzheimer Portugal.

 

Todas as formações têm o custo de 20 euros para Associados da Alzheimer Portugal e 25 euros para o público em geral (não associados).

 

Formação Online "Os desafios do processo de luto no contexto atual"

No âmbito do projeto “Cuidar Melhor” que conta com a parceria ativa das Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras e Sintra, vamos realizar várias iniciativas de carácter formativo e de sensibilização, destinadas a cuidadores formais (profissionais) e informais (familiares) de pessoas com Alzheimer e outras demências.

Irá realizar-se um workshop para técnicos dos equipamentos sociais com o tema “Os desafios do processo de luto no contexto atual”: é expectável que a vivência da morte e do processo de luto sejam condicionados pela actual situação de pandemia, seja pelo facto das mortes serem causadas pela COVID-19, seja pela necessidade de respeitar práticas fúnebres diferentes das habituais ou pelas medidas de distanciamento físico. Este workshop pretende reflectir acerca de aspectos que podem influenciar o normal processo de luto e focar algumas estratégias apropriadas face a este contexto tão particular.

 

O workshop será realizado com recurso à plataforma Zoom nos dias 20 ou 27 de maio ou 3 de junho, sendo possível que cada profissional escolha a que preferir de acordo com o seu calendário.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e deverá ser efetuada através do e-mail geral@cuidarmelhor.org ou dos telefones 210 157 092 / 963 519 966.

Campanha de fidelização de Associados Alzheimer Portugal 2020

A Alzheimer Portugal está a realizar uma campanha de fidelização de Associados com o objetivo de atualizar a sua base de dados e aumentar a percentagem de associados com as quotas regularizadas.

 

A Direção da Alzheimer Portugal coloca à consideração de cada Associado a possibilidade de pagamento efetivo apenas das quotas do presente ano e do anterior (ano em que o valor foi atualizado em Assembleia Geral para 25€ anuais), no valor total de 50.00€, ficando a situação regularizada a partir de agora.

 

A Associação está a contactar os seus associados para lhes dar conhecimento da campanha e enviar os dados para que possam efetuar o pagamento em qualquer caixa Multibanco ou no seu homebanking, por forma a regularizarem a sua situação.

 

Apesar da campanha, todos os associados serão informados do valor em divida, para que, desejando, possam efetuar o pagamento total ou até apenas considerar os últimos 5 anos que ainda não prescreveram.

 

Relembramos que com o cartão de associado é possível obter diversos benefícios resultantes de protocolos estabelecidos com parceiros da nossa causa. Consulte AQUI todos os protocolos existentes.

 

Estamos ao seu dispor para o que, dentro das nossas capacidades, possa constituir uma ajuda para si ou seus familiares. 

 

Qualquer dúvida a Associação está disponível por telefone 213 610 460 ou email associados@alzheimerportugal.org.

 

Agradecemos o apoio de todos. 

 

O pagamento das quotas de associado é fundamental para conseguirmos manter os atuais compromissos de apoio às pessoas com Doença de Alzheimer, seus cuidadores e familiares.

Programa “Máscaras Acessíveis” no município de Cascais

A Alzheimer Portugal será uma das IPSS do concelho que irá assegurar o processo de distribuição de máscaras a partir do dia 23 de abril, passando recibo donativo a quem o solicitar.

A Câmara Municipal de Cascais cederá mais de um milhão de máscaras de proteção individual a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecido mérito no concelho a que as disponibilizarão aos cidadãos a valores muito inferiores aos que são atualmente praticados no mercado. 

 

 

As regras para usufruir deste programa são:

 

• Cada cidadão de Cascais tem direito a um máximo de quatro (4) máscaras por semana

• Cada máscara custa 0.25€, o preço fixo permitido

• Cada cidadão tem de registar-se no momento da aquisição. É obrigatório apresentar NIF e comprovativo de morada (fatura de água, gás, etc)

• O registo informático de dados (NIF) é efetuado numa plataforma gerida pela Câmara Municipal de Cascais (my Cascais), é preenchido por cada uma das instituições, e tem como objetivo evitar o açambarcamento e certificar que são moradores no concelho a fazer as aquisições

 

A partir da próxima quinta-feira, a Alzheimer Portugal disponibilizará máscaras no espaço do Gabinete de Apoio Cuidar Melhor de Cascais, todos os dias úteis, entre as 10h e as 14h. 

 

Morada: Espaço Sénior Guilherme Augusto de Santa Rita, Rua Vale de Santa Rita, nº 47 A, 2765-281 Estoril (instalações da e perto da Junta de freguesia do Estoril

Apoios

Municípios aderentes

Uma iniciativa de

Parceiros